quinta-feira, 5 de julho de 2012

Campeão Invicto

A nossa primeira matéria, é em meio a grande festa da nação com mais de 30 milhoes de loucos.
Levantar taça era pouco para nós bando de loucos calarmos a boca de todos os antis. Tinha que ser diferente e melhor que todos os outros títulos já conquistados.
De forma inquestionável, imbatível e invicta. Conquistamos a America. A mais de 30 anos nenhum time conseguiu a proeza de ser campeão invicto da competição continental. O ultimo campeão foi o boca júniors (nosso adversário na final) em 1978.
O Corinthians conquistou a libertadores com 8 vitórias e 6 empates. 22 gols marcados e apenas 4 sofridos.
E a maior variedade nos autores dos gols ao todo foram 10 a balançar as redes pelo timão . Emerson (cinco), Danilo (quatro), Paulinho (três), Jorge Henrique (três), Elton (um), Liedson (um), Douglas (um), Fábio Santos (um), Alex (um) e Romarinho (um).

Foi a melhor campanha de todas as libertadores. O Corinthians foi o sexto time a ser campeão de forma invicta. Alem do poderoso timão foram campeões invictos  apenas outros 5 clubes  Peñarol (1960), Santos (1963), Independiente (1964), Estudiantes (1969 e 1970) e, na última vez, Boca Juniors (1978).
A diferença é que ate 1999 os times que eram campeões no ano tinham o privilegio de começar a libertadores do ano seguinte direto nas semi-finais facilitando assim o acumulo de títulos seguidos. E facilitando também que fossem de forma invicta.
O outro brasileiro a ser campeão invicto foi o san7os com 4 jogos na bagagem, Classificou-se à final depois de um empate em 1 a 1 e uma vitória de 4 a 0 sobre o Botafogo. Na finalíssima, a vítima foi o Boca Juniors. Depois de uma vitória por 3 a 2 no Rio de Janeiro, o time da Vila foi a Buenos Aires com a vantagem. Na capital argentina venceu de virada, 2 a 1, terminando bicampeão.
Peñarol (URU), em 1960, e Independiente (ARG), em 1964, jogaram mais fases até o título, mesmo assim, menos jogos que o Timão em 2012. Os uruguaios conquistaram a primeira edição da competição depois de sete confrontos sem perder, já os argentinos chegaram ao triunfo com oito jogos invictos.
O domínio, contudo, ainda é dos argentinos. Eles têm 22 títulos. O Independiente é o recordista de taças, tem sete. O Boca Juniors tem seis. Estudiantes tem quatro. River Plate tem duas. Argentinos Juniors, Racing e Vélez Sarsfield têm uma cada.
om o título do Corinthians, o Brasil passa a ter 16 taças e é o segundo no quadro de campeões. Tem vantagem significativa para os uruguaios, que tem oito taças. Já no ranking de clubes, o Brasil é o que tem mais agremiações campeãs: nove
Agora é so aguardar o mundial de  clubes em Dezembro para buscar-mos o Bi mundial e a libertadores 2013.
Vai Corinthians


*Confira aqui a trajetória do Corinthians jogo a jogo, com algumas fotos para ficarem na memória de todos.(breve link disponivel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário